Abertura de chamada de artigos para Edição Temática "Constitucionalismo e Literatura"

A Revista de Direitos e Garantias Fundamentais da FDV (Qualis A1), abre a partir deste 1º de julho de 2019, a chamada de artigos para a Edição Temática "Constitucionalismo e Literatura", que objetiva promover uma abordagem interdisciplinar entre as temáticas que podem ser abrangidas pelo universo do Direito e Literatura.

 

Esta será a primeira edição bilíngue completa (em português e inglês) da Revista que tem com editora chefe, a coordenadora do Mestrado e Doutorado da FDV, Elda Bussinguer e na editoria de seção, o professor Nelson Camatta Moreira. A edição temática conta ainda com o apoio do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica do Constitucionalismo e da Rede Brasileira de Direito e Literatura (RDL).

 

A edição especial da Revista pretende reunir produções voltadas para o campo de interseção entre dois mundos, Constitucionalismo e Literatura, que compartilham tantos pontos em comum, mas que guardam também muitas divergências.

 

Nesse sentido, seja no direito como literatura ou no direito na literatura, serão pertinentes os textos que busquem compreender a complexidade do fenômeno jurídico com aporte em obras literárias. Em suma, o enfoque que se privilegia nesta edição é justamente a inter-relação entre o Direito e Literatura sedimentada tanto na linguagem do texto literário, que remete ao Constitucionalismo, ampliando-o para novas possibilidades interpretativas, quanto na oportunidade para o desenvolvimento do estudo do próprio Direito dentro do riquíssimo universo literário. 

 

Serão aceitos textos em português que, se aprovados, deverão ser vertidos para o inglês, sob responsabilidade dos autores, bem como em suas línguas pátrias para os autores de língua inglesa, francesa, italiana, espanhola e alemã.

 

Os trabalhos deverão ter entre 15 e 20 páginas, seguindo os padrões editoriais da Revista, disponíveis no link http://sisbib.emnuvens.com.br/direitosegarantias/about/submissions#authorGuidelines

 

O prazo para recebimento será de 1º de julho a 31 de agosto de 2019. Os artigos devem ser submetidos no site http://sisbib.emnuvens.com.br/direitosegarantias

 

Previsão de publicação: dezembro de 2019.

 

Obs.: Serão aceitos trabalhos submetidos apenas para a Edição Temática "Constitucionalismo e Literatura"